sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Situações estressantes

Você pode lidar com situações estressantes fazendo-se três perguntas: Como posso evitar esta situação? O que posso fazer para tornar esta situação menos estressante? Como posso equipar-me emocionalmente para lidar com ela de uma forma mais desejável? Talvez você não possa eliminar a situação, mas pode planejar algumas alternativas. Aquilo que não puder mudar adapte-se da melhor maneira possível para evitar as consequências negativas do stress (ansiedade, preocupação, dor de cabeça, insônia, entre outros sintomas). Lembre-se que, mesmo quando não pode mudar a situação, pode controlar a forma como reage a ela. 


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estresse faz o tempo passar mais devagar

 A noite de sexta-feira sempre demora uma eternidade para chegar. Mas sábado e domingo passam voando. Isso não é mais papo de bar, é fato comprovado pela ciência. E a culpa é do seu estado emocional.
A comprovação veio com a ajuda de dois macacos, treinados por pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Durante três meses, os animais aprenderam a mover os olhos de um ponto a outro numa velocidade que deveria durar um segundo. Não havia nenhuma pista externa para ajudá-los a medir o tempo. E nem sempre eles conseguiam ser exatos nos cálculos: em média, levavam de 0,0973 segundo até 1,003 segundo para mover os olhos.
Enquanto os macacos faziam os exercícios, os cientistas mediam, com a ajuda de eletrodos, a atividade cerebral de 100 neurônios – associados ao movimento dos olhos. De um movimento ao outro, as atividades desses neurônios diminuem um pouco. E essa queda é responsável pela noção de tempo dos macacos. Se, durante o teste, houver uma rápida diminuição dessas atividades, os macacos vão subestimar a duração de um segundo – ele parece menor, aí demoram mais tempo para mexer os olhos de um ponto ao outro. Mas se essa região cerebral demorar um pouco mais para diminuir o ritmo, o tempo vai parecer mais longo – aí eles vão levar mais de um segundo para concluir a tarefa.
Eles viam o tempo de forma diferente por causa do estresse. Segundo a pesquisa, substâncias como a adrenalina podem comprometer o ritmo das atividades cerebrais.
 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O stress da mulher

As mulheres vivem na mesma sociedade habitada pelos homens. Elas também ficam trancadas no trânsito, tomam decisões importantes no trabalho e têm conflitos. Sob os efeitos do stress, as mulheres perdem o interesse pelo sexo, vida social e profissional da mesma forma que os homens. Os homens e as mulheres foram criados iguais, mas certamente não são idênticos, em particular quando se trata de stress. Por exemplo, fisiologicamente têm o crescimento dos seios, a menstruação, a gravidez e a menopausa. Psicologicamente, elas são pressionadas a ter sucesso profissional e, como donas de casa, há a expectativa de que sejam a base para o desenvolvimento da família. Para manter sua qualidade de vida é imprescindível que as mulheres estabeleçam prioridades visando a seu crescimento individual incluindo exercício físico regular, alimentação saudável, períodos de relaxamento e lazer para ficar de pernas para o ar sem culpas ou desculpas.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Celulite e stress



 A constrição das artérias causada pela tensão muscular dificulta a circulação. O stress afeta os músculos e os tecidos prejudicando a vascularização e a oxigenação do organismo. A tensão muscular bloqueia o tecido conectivo impedindo a eliminação adequada de toxinas. Quando a gordura, os líquidos e o tecido conectivo ficam retidos abaixo da camada epidural, o tecido conectivo se torna mais denso e endurecido ficando com aparência de “covinhas” (casca de laranja). Assim pessoas mais estressadas têm níveis mais altos de radicais livres. Pílula mágica não existe. O segredo está em manter um estilo de vida saudável, adotando uma dieta antioxidante baseada em frutas, vegetais e fibras e praticando regularmente técnicas de relaxamento. A respiração abdominal é uma forma eficiente para relaxar, vascularizar e oxigenar os músculos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Repercussão do Dia Nacional de Conscientização do Stress

O sucesso da comemoração do Dia Nacional de Conscientização do Stress, realizado no último domingo em Porto Alegre pela ISMA-BR, foi possível devido ao calibre das instituições parceiras que motivaram a população a ir até a Redenção. Contabilizamos 700+ atendimentos e um acréscimo significativo de atividades. O evento teve ampla cobertura da mídia em programas de televisão, rádio e jornais.
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia Nacional de Conscientização do Stress

Quem passeou pela Redenção ontem, em Porto Alegre, pôde aproveitar para testar o nível de stress, verificar a pressão arterial e participar de inúmeras atividades como quick massagem, demonstração de yoga, meditação e receber orientações sobre assuntos ligados ao bem-estar. Mais de 700 pessoas participaram do Dia Nacional de Conscientização do Stress, realizado pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) em parceria com instituições preocupadas com a qualidade de vida da população. O evento ocorre anualmente no terceiro domingo de novembro desde 2001.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Participe do Dia Nacional de Conscientização do Stress 18/11


Domingo, dia 18, das 11h às 15h, na Redenção, em Porto Alegre, RS (direita do Monumento ao Expedicionário), celebraremos o Dia Nacional de Conscientização do Stress. Confira nossa programação:

Avalie-se
Teste de stress (ISMA-BR)
Pressão arterial, circunferência abdominal e dieta antiestresse (Instituto de Cardiologia)
Risco para apneia do sono (AGSono)
  
Informe-se
Apoio a perdas e luto (AB - Clínica de Psicologia e Apoio ao Luto)
Orientação sobre autoexame e câncer de mama (IMAMA)
Prevenção à violência infantil (DECA)
Importância do sono e distúrbios do sono (AGSono)
Orientação alimentar (AGAN)
Informação sobre comportamento e stress no trânsito (EPTC)
Orientação para idosos (COMUI)
 
Relaxe
Quick massagem, reflexologia e shiatsu (Art Corpo Clínica e Escola)
Demonstração de yoga (Yoga Sivananda)
Trilha da calma (Brahma Kumaris – Sul)



terça-feira, 6 de novembro de 2012

18/11 Dia Nacional de Conscientização do Stress


O Dia Nacional de Conscientização do Stress é celebrado no Brasil desde 2001. A iniciativa da ISMA-BR ocorre anualmente no terceiro domingo de novembro. Este ano será dia 18, das 11h às 15h, na Redenção, à direita do Monumento ao Expedicionário. O objetivo é conscientizar a comunidade da importância da melhoria da qualidade de vida e possibilitar que as pessoas parem para refletir sobre suas atitudes diárias e o excesso de tensão. Todas as atividades serão gratuitas: teste para medir o nível de stress, verificação da pressão arterial, circunferência abdominal, percentagem de massa corporal e risco para apneia do sono. Fechando um ciclo de serviços na área da saúde e prevenção do stress, a ISMA-BR e instituições parceiras, preocupadas com o bem-estar da comunidade, terão a consultoria de profissionais especializados que estarão à disposição para orientar em assuntos pertinentes à qualidade de vida e avaliar os resultados dos testes. Programe-se para estar conosco!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ansiedade

É normal que as pessoas se sintam ansiosas em algumas situações. Algumas sentem um aperto na garganta antes de uma apresentação pública. Outras ficam ansiosas com antecipações negativas. Os sintomas variam de uma simples inquietude às fobias e ataques cardíacos. No entanto, a ansiedade não é uma emoção necessariamente negativa, tampouco disfuncional. Ela pode ser o trampolim para o sucesso. Ela permite que você transforme tarefas monótonas em estimulantes e serve como importante sinal de alerta que pode ajudá-la a concentrar-se na causa e racionalizá-la. A ansiedade sinaliza quando o trabalho, a família ou outro estímulo necessita de atenção. Ela se torna um problema quando interfere na sua vida. As pessoas que aprendem a controlar seus pensamentos irracionais e negativos desenvolvem domínio sobre as situações que lhes causam ansiedade sem serem paralisadas por seus medos.