terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vulnerabilidade ao câncer

A relação entre o câncer e a personalidade da pessoa tem sido tema de intensa pesquisa nos Estados Unidos. E, mais recentemente, o impacto das tensões diárias na alteração dos mecanismos de defesa do sistema de imunidade e a velocidade com que o tumor se desenvolve. Carl Simonton, oncologista americano, se tornou mundialmente conhecido pelos seus estudos relacionando a personalidade da pessoa competitiva, compulsiva, perfeccionista e com dificuldade para demonstrar suas emoções com o aparecimento de tumores rápidos e explosivos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Stress e Perda de Peso

Não é incomum que algumas pessoas percam o apetite quando se sentem estressadas. Em primeiro lugar, identifique se a perda de peso está relacionada às suas pressões do momento. Se houver uma causa emocional, siga as seguintes sugestões: se você não tem controle sobre o que lhe estressa certamente pode aprender a controlar a maneira como está reagindo à situação. Use alguma técnica de relaxamento, como a respiração abdominal, por exemplo. Também considere a formação genética da sua família - se as pessoas são gordas ou magras - para estabelecer objetivos realistas; faça pelo menos três refeições por dia complementando-as com dois ou três lanches nos intervalos. Dê preferência às comidas mais nutritivas, evitando os alimentos diet, light, açucarados e gordurosos. É importante que mantenha hábitos saudáveis. A cafeína e o tabaco, por exemplo, são supressores do apetite. No entanto, um cálice de vinho nas refeições pode estimulá-lo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Síndrome de pânico

Caracteriza-se por inesperados momentos de medo intenso que não são gerados por nenhuma situação específica. A pessoa fica com medo de enlouquecer ou de morrer. Em primeiro lugar, é importante diagnosticar seu problema, pois há doenças com sintomas similares: hipoglicemia, hipertiroidismo, intoxicação de cafeína e anfetamina e síndrome de pânico podem provocar vertigem e sensação de desmaio. Os sintomas mais frequentes são (taquicardia, falta de ar, tremores, suor excessivo, náusea, calor e frio, vertigem, pressão no peito e medo de perder o controle).

Nos últimos anos, os portadores da síndrome de pânico têm se beneficiado com o tratamento de biofeedback (uso de aparelhos eletrônicos sensores que possibilitam à pessoa monitorar suas reações fisiológicas e emocionais) juntamente com terapia cognitiva. Outras vezes é recomendado o uso de medicação. Entretanto, é importante que a pessoa avalie e lide com a causa dos ataques de pânico que, com frequência, está relacionada a problemas de desajustamento profissional ou pessoal.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cardio Yoga

Há diversas variações do yoga. O cardio yoga ou power yoga é chamado de ashtanga e foi desenvolvido pelo yogi indiano Pattabhi Jois. É um tipo de yoga que se popularizou nos Estados Unidos recentemente. Basicamente, o participante muda de uma pose (asana) para outra sem pausar combinando movimentos rápidos e vigorosos à respiração abdominal. Isto provoca um aumento da frequência cardíaca similar ao dos exercícios aeróbicos. Esta é a diferença, pois as asanas são as mesmas.

O ashtanga proporciona os mesmos benefícios do hatha yoga: desenvolve concentração e disciplina mental, aumenta a flexibilidade dos músculos, ajuda a prevenir lesões, massageia os órgãos internos e é um excelente antídoto no gerenciamento do stress. Tem sido usado para reduzir a ansiedade, a insônia e com pessoas com problemas reumatóides e respiratórios.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Respiração abdominal

A respiração abdominal ou diafragmática deve ser feita 24 horas por dia. Ela permite que a pessoa oxigene e vascularize os músculos do corpo. Isto não implica que você deverá relaxar o dia inteiro. Fisiologicamente a respiração, quando a pessoa relaxa ou trabalha, é similar. A diferença é em termos de postura mental. Quando você respira com o propósito de relaxar, quer evitar pensamentos ativos. No entanto, quando estiver trabalhando fará a mesma respiração mas concentrada na tarefa que executa. Além dos benefícios físicos, a respiração ajuda a controlar a ansiedade, a angústia, a raiva, entre outras emoções. Para respirar fundo, imagine que tem um balão no abdômem, que você infla, inspirando pelo nariz, e desinfla expirando pelo nariz ou pela boca. Repita o exercício com frequência até conseguir reeducar-se. A maioria dos adultos respira com ineficiência. Eles usam a respiração toráxica para controlar suas emoções e por acreditar erradamente que os músculos abdominais podem ficar flácidos devido ao movimento de expansão e contração.